O seu Jornal de Santo Tirso

Ciclo de Teatro para a infância
No dia 23 de janeiro, a Biblioteca Municipal recebe a peça de teatro “Estação Búzio”, uma cocriação de César de Estrela e Sandra Pimenta. A iniciativa terá duas sessões, às 10h30 e às 11h30, e dá início ao Ciclo de Teatro para a Infância, um conjunto de espetáculos dirigidos ao público infantojuvenil.
Promovido pela Câmara Municipal, inicia-se este mês o Ciclo de Teatro para a Infância. As apresentações terão lugar em diferentes espaços culturais do concelho, no último sábado de cada mês, e têm como propósito contribuir para a formação de públicos para as artes de palco e, neste caso em particular, para o teatro.
Dirigidos ao público infantojuvenil, os dois primeiros espetáculos, a realizar nos meses de janeiro e fevereiro, terão lugar na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. “Estação búzio”, apresentadano dia 23, é uma cocriação de César Estrela e Sandra Pimenta, nos domínios do teatro de sombras, mas também do gesto performativo, tendo por cenário um lugar habitado de luz de sombras, de sons e cores.
Nesse lugar de grande plasticidade “um pequeno Deus, aprendiz, toma o atrevimento de entrar num quarto reservado a um grande Deus, um quarto de lua, um quarto de água, um quarto de sonho, um quarto de vida, um quarto de invenções, um belo quarto para brincar!”. O lugar ideal para a história acontecer, mas a história, essa, está também guardada naquele que se predispõe a criar. A apresentação tem a duração de 30 minutos, e está dividida em duas sessões: a primeira às 10h30 e a segunda às 11h30.
Já no dia 20 de fevereiro, os mais novos são convidados para as “Robertices” que o grupo de Coimbra “AtrapalhArte” traz ao auditório da Biblioteca Municipal. Trata-se de uma adaptação para teatro da obra, com o mesmo nome, de Luísa Dacosta, em que se alude à popular tradição dos espetáculos de rua com os toscos e inesquecíveis Robertos, que tanto maravilhavam as crianças como os adultos. Em palco, quatro atores contam histórias de outros tempos, como a da Carochinha - que tem como personagens um porco 'motard' e um rato com uma cauda com oito metros de comprimento- ou a do Freguês Caloteiro, num espetáculo de grande dinâmica, cor e humor.
A entrada é gratuita.